Abrir o próprio negócio se tornou o sonho de muitos brasileiros. Somente nos primeiros 9 meses de 2020, o crescimento no número de MEIs (Microempreendedores Individuais) cresceu 14,8% no Brasil. Se comparado ao mesmo período de 2019, o número de registros chega a 10,9 milhões de novos MEIs no Brasil, segundo dados do Portal do Empreendedor.

Para muitas pessoas, abrir o próprio negócio é mais do que uma fonte de renda, é uma realização pessoal e profissional. Caso você esteja pensando em abrir seu próprio negócio, nesta semana a Redecred vai te dar dicas de como começar a empreender.

Empreender é realmente o que você quer fazer?

É necessário ter em mente todos os prós e contras que um negócio pode trazer para a sua rotina. Identificar se você realmente quer empreender é a primeira pergunta que você deve se fazer antes de começar o seu negócio.

Conheça seu produto/serviço e seu público alvo

Conhecer com profundidade o produto que pretende vender ou o serviço que pretende oferecer é uma das partes mais importantes de seu negócio. Por isso, conheça seu produto e saiba como oferecê-lo e, para quem oferecê-lo e mais, de que forma oferecê-lo. Conhecer seu público alvo lhe ajudará a “nichar” melhor sua área de atuação e identificar de forma mais rápida onde estão seus clientes.

Fique atenta a documentação

Estar em dia com as obrigações fiscais é de extrema importância para que você consiga empreender com tranquilidade. Por isso, verifique se seus documentos de abertura de empresa estão de acordo com o que exige a lei.

É importante ter um capital inicial

É provável que no início você tenha que se preocupar mais em investir do que lucrar, portanto, faça um planejamento e cronograma financeiro, para que você consiga verificar quais gastos estimados você terá no início de seu negócio. Esses gastos podem incluir: mercadorias, funcionários, aluguel, entre outros gastos que envolvem um negócio.

Pesquise sua concorrência

Ficar atento ao que o seu concorrente produz e oferece é uma missão que todo empreendedor deve ter em mente. Por isso, se possível, estude mensalmente o que você pode fazer para oferecer um produto ainda melhor que o do seu concorrente.

Conheça mais sobre o fator humano

Conhecer mais sobre pessoas é fundamental para que haja sucesso em seu negócio. Seja para contratar e guiar um funcionário, ou para conseguir alcançar mais clientes, conhecer mais sobre pessoas e ter empatia, vai ser importante para que você consiga atingir seus objetivos.

Seu negócio precisa estar online

Não importa se você pretende abrir seu negócio vendendo bolos ou vendendo produtos para manutenção de máquinas. Estar online é fundamental para que você alcance um maior número de pessoas e venda ainda mais. Para isso, providencie um bom planejamento de marketing, principalmente nas redes sociais.

Pronto! Com essas dicas fica muito mais fácil saber por onde começar seu negócio. Continue no site da Redecred e confira todas as praticidades que a Redecred tem para você.

Camila Borges

Posted by Camila Borges

Deixe uma resposta