Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), a maior causa de mortalidade das pequenas empresas hoje no Brasil, refere-se à falta de um plano de negócios para empreender, prezando o crescimento e a saúde financeira.

O SEBRAE considera que um bom planejamento é um dos passos primordiais para quem quer ter seu próprio negócio. A Redecred acredita que com um bom planejamento é possível ter seu próprio negócio de forma mais tranquila, por isso nesta semana a Redecred vai te dar dicas de como fazer o seu plano de negócio.

O que é um plano de negócio?

É uma espécie de cronograma de ações que devem ser realizadas em uma empresa antes de sua abertura oficial. Neste documento, ficam especificadas informações importantes para quem quer dar vida ao seu próprio negócio. Entre outras informações, um plano de negócio deve ter definido:

  • Missão da Empresa
  • Perfil da Empresa
  • Perfil de Clientes
  • Serviço/Produto que será vendido
  • Cronograma de Investimento/Capital Inicial
  • Viabilidade de Finanças/Capital de giro
  • Documentação e parte Jurídica
  • Enquadramento Tributário

A ideia do plano de negócios é medir os riscos e avaliar as alternativas antes de abrir o negócio. Após realizar e documentar os passos acima, para prosseguir com o seu plano de negócio, você deve estar atento aos seguintes pontos de análise:

Defina seu ramo de atividade

Para definir seu ramo de atividade, vale ter em mente que você deve conhecer bem o setor que pretende atuar e, definir os produtos/serviços que pretende oferecer.

Análise de Mercado

Antes de criar seu negócio, é importante conhecer seus concorrentes, fornecedores, e também identificar quem será seu público-alvo.

Planejamento de Marketing

Antes mesmo de colocar seu produto no mercado, lembre-se que o marketing é uma ferramenta fundamental para quem quer empreender. Para isso, verifique qual a melhor abordagem que pretende ter com seu público-alvo, e com as formas de fazer o seu marketing, seja ele online ou físico.

Planejamento Operacional

Identificar onde será o local da sua empresa, quais equipamentos precisará, e como será seu quadro de funcionários é outro tocante importante quando o assunto é plano de negócio.

Finanças/Capital Inicial

O investimento inicial e um cronograma de gastos iniciais são fundamentais para evitar ‘dor de cabeça’ no futuro, com gastos não calculados antecipadamente. Verifique com antecedência seu capital inicial e tenha um capital de giro para iniciar o seu negócio.

Análise de Cenário

A análise de cenário vai te ajudar a trazer respostas importantes que lhe darão maior segurança para empreender. Faça uma análise de profundidade de como está o mercado específico em que você pretende atuar e mensure os pontos positivos e negativos.

Avalie todo o seu plano de negócio

O último passo do plano de negócio é revisar todo o seu plano desde o começo, assim você poderá verificar se abordou todos os fatores que implicam na abertura da sua empresa.

Com essas dicas da Redecred fica muito mais fácil criar o seu plano de negócio. A Redecred acredita que em cada cliente há um parceiro e solucionar as suas demandas de pesquisa, é nossa forma de fazer acontecer! Continue em nosso site e conheça nossas pesquisas que podem ajudar você em seu negócio.

Camila Borges

Posted by Camila Borges

Deixe uma resposta