Negativar um CPF/CNPJ significa inserir no sistema de algum órgão de proteção ao crédito a informação de que o consumidor não honrou alguma obrigação financeira. Dessa forma, o lojista indica aos usuários destes sistemas que há um débito em aberto em nome deste consumidor (geralmente identificado pelo CPF/CNPJ). Depois que de negativar o cliente inadimplente, o mesmo será informado por meio de uma carta que é enviada pelo próprio órgão de proteção ao crédito.

Após a inclusão do cliente na base de inadimplentes, o mesmo devedor receberá uma notificação via correios, informando-o de sua dívida em aberto e do prazo de 10 dias para a regularização. Não ocorrendo o pagamento dentro do prazo estipulado, o cliente será automaticamente negativado.

Quem pode ser negativado?

Pessoas físicas e jurídicas que não efetivarem o pagamento de suas contas podem ser negativadas. É necessário um documento (carta promissória, contrato ou cheque) que comprove a compra e a ciência do atraso. A data do atraso não pode ser superior a 5 anos.

Por que existe a negativação?

Cerca de 70%  dos clientes negativados voltam a quitar suas dívidas em menos de 24 horas. Este número constata que quando um cliente em atraso tem seu nome negativado, as chances de que o mesmo efetue o pagamento da dívida em aberta são maiores.

  • A negativação estimula o devedor a pagar a conta em atraso, pois com o nome restrito, o mesmo não consegue efetuar novas compras, já que se encontra enquadrado na lista de clientes inadimplentes no mercado.
  • Com o nome negativado, os demais lojistas e empresários identificarão que a pessoa não arcou com seus compromissos e não darão acesso às compras parceladas, evitando um calote no mercado.
  • Assim que o cliente tem a informação de que seu nome está negativado, na maioria dos casos ele procura a empresa onde ficou devendo, para renegociar e voltar a ter crédito.

Onde posso contratar o serviço de negativação?

A Redecred tem um sistema em que você poderá efetuar a negativação de seus clientes inadimplentes com poucos cliques, nossa ferramenta é prática e conta com um sistema inteligente de tripla notificação. Notifique seus clientes de 3 maneiras diferentes (email, sms e carta) sobre o atraso da dívida, melhorando ainda mais as chances de contato imediato do cliente para pagamento dos atrasos.

 

Camila Borges

Posted by Camila Borges

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