TEDs, DOCs e pagamentos via boleto bancário. Atualmente, estas são as principais formas de receber pagamentos e enviar dinheiro em transações bancárias. Apesar da modernidade já ter chego aos bancos e demais instituições financeiras, as transações bancárias ainda eram disponibilizadas de forma lenta e sem dinamismo. Mas todo este cenário vai mudar com a chegada do PIX, um sistema de transferências de dinheiro e pagamentos que permitirá transações a qualquer momento, ele estará disponível 24 horas por dia, inclusive durante feriados e fins de semana.

Além da sua disponibilidade de funcionamento, o PIX também promete realizar o pagamento instantâneo, ou seja, o usuário não terá mais que aguardar 3 dias úteis para que o pagamento seja efetivado, em caso de pagamentos de boletos. Além disso, em caso de transferências, o valor será transferido de forma instantânea. O pagamento via QRcode também estará disponível para os usuários do PIX.

O PIX promete trazer mudanças e avanços importantes que poderão modernizar o mercado financeiro do país.  A inclusão financeira é outro fator que o PIX pretende trazer, pois com um sistema incluso dentro dos aplicativos bancários, a probabilidade maior, é que as pessoas utilizem seus smartphones com maior frequência para fazer e receber transferências bancárias.

A segurança do PIX vai ser baseada na Rede do Sistema Financeiro Nacional (RSFN) e terá como base as atuais tecnologias utilizadas para proteção em redes bancárias. As transferências poderão ser realizadas em qualquer valor, e poderão ser feitas entre pessoas e empresas, além de pagamentos em estabelecimentos físicos, virtuais e também, pagamentos de impostos.

A data de estreia para utilização do PIX será dia 16 de novembro. A taxa que deverá ser cobrada por este serviço ainda não foi divulgada, mas possivelmente terá um valor mais baixo do que o valor cobrado atualmente para transferências na modalidade TED e DOC. A alternativa de pagamento e envio de valores com o PIX, será uma opção que estará disponível dentro dos aplicativos dos principais bancos do Brasil. Para utilizá-lo basta ter conta em um dos bancos que adotaram o PIX como método de envio e recebimento de valores.

 

 

Camila Borges

Posted by Camila Borges

Deixe uma resposta